Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

" Nas altas esferas " Artigo do Antropólogo Roberto Da Matta. Hoje dia 12 de janeiro de 2011 no Jornal O Globo

“ Nas altas esferas “


Todo escritor é médium .Fala sempre com os mortos e está em contato permanente com as altas ( e baixas ) esferas quando orienta o seu pensamento para o lado espesso do mundo . É quando exerce mais claramente sua função mediadora ou , como dizia Thomas Mann , lunar . Esse espaço situado entre a Terra e o Sol , alcançável apenas pelo pensamento e pelo destemor de pôr em contato real e ideal , verdade e beleza . Pensar e escrever são como Esaú e Jacó . Gêmeos , eles fazem em antagonismos e complementaridades que , quase sempre , deixam o coração aos saltos e as mãos trêmulas .
As altas esferas revelam seus detalhes – just one of those things – brasileiros . O ministro da Justiça , que eu não quero confundir com o Nelson Jobim , diz que é “ ridículo “ noticiar as férias do ex-presidente Lula e família , num forte do Exército ; já o superministro do Exterior , Marco Aurélio Garcia , classifica de arrogante e agressivamente , como “ insignificante “ revelar que os filhos de Lula têm passaporte diplomático , o tal passaporte vermelho que dá direito a “ trazer tudo “ – sonho de quem visita os chamados “ países adiantados “ , hoje caricaturas de si próprios . Um outro comentarista diz que este fato mostra a “ vaidade “ do ex-mandatário supremo da nação que , pelo visto , continua mandando prá cacete .
Meu filho desencarnado , ex-comandante da Varig , morto subitamente aos 42 anos , cuja viúva e filhos tiveram a sua pensão seqüestrada pelo governo Lula , desce das altas esferas . ( Não estou escrevendo à meia-noite , mas numa bela manhã de sábado , o sol entrando alegremente pelas janelas . O espírito do meu saudoso filho manifesta-se por meio do meu pensamento e surge cristalino na nevoa minha amargura ) .
“ Papai , o Brasil não consegue ler a si mesmo , nem com a ajuda dos mortos “ . O espírito acentua que os “ detalhes “ dos ritos do poder – revelados com a astúcia e o humor de sempre pelo Luiz Fernando Veríssimo , lido por seu i-pad astral ( no “ Nosso Lar , revela além da arquitetura do Oscar e da Burocracia do Estado Novo , todos usam produtos da Maçã … ) – teriam que incluir a cora , pois o que se viu não foi a posse de uma presidente , mas o coroamento de uma rainha , ungida sucessivamente pelos santos óleos do Judiciário , do Legislativo ( com discurso de boas-vindas do grande Sarney ) e , finalmente , do ex-presidente Lula que continua , como se sabe , a ser majestade , conforme confirmam os seus fiéis seguidores , dispostos a morrer pelo seu chefe .
“ Papai – reitera – não deixe de ler o WikiLeaks sobre a Varig . mas , antes disso , eu quero dizer o quanto você está certo em ser o primeiro a falar da matriz hierárquica brasileira . Pelo menos é o que ouço do Prof. Sergio Buarque de Hollanda , preocupado com a filha no Ministério da Cultura ( têm muita cultura no país “ , ele me diz , piscando um olho ) e de Gilberto Freyre , hoje engajado na leitura de Weber e mortificado por não o ter usado em suas reflexões sobre o Brasil . É essa matriz aristocrática que produz mal-estar e alergia diante da igualdade . Vamos bem quando somos diferenciados , reagimos mal e pulamos a cerca quando voltamos ao mundo dos comuns . Esse mundo que , no Brasil , tem o estigma da inferioridade social . Como você diz ,separar o papel da pessoa é um dado básico das democracias liberais . De fato , neste astral igualitário e tendente á anarquia em que vivo , o que conta , além da ética e do olhar de São Pedro , é um formidável sentido de suficiência e de limite : do que podemos ou não fazer , receber ou pleitear. Quando terminam o papel e a lei , entre a ética! Aqui , Papai , você estaria em casa ! Um beijo e a saudade eterna do filho que te ama muito … “
[ Eu me peguei olhando para o sol ] .
Em estado de choque espiritual , aquela circunstância que acomete quem fala com as altas esferas , procurei a informação sobre a Varig . Com que clareza o político-eleitoreiro aprofundou o câncer da empresa . Com que desfaçatez os protagonistas das altas esferas prolongaram a agonia da Varig , levando-a sucessivamente às unidades de tratamento intensivo , para depois martelar os pregos no seu caixão . e com que avidez suas duas concorrentes entraram – não sem ajuda palaciana e pessoal ( que bota de lado os escrúpulos ) – no seu mercado e em seu nome tomaram o seu espaço . “ Por que um governo liderado por um presidente do Partido dos Trabalhadores deveria subsidiar uma empresa mal administrada que atende à elite ( o pobre não tem dinheiro para voar ) ? “ , diz uma autoridade do governo Lula ao americano tranqüilo cujo despacho vazou no WikiLeaks .
Isso em meio ao mensalão que desmascarou o partido que não roubava nem deixava roubar , segundo o mantra de um José Genoíno prestes a voltar às altas esferas .
Dizem que tudo que acontece é por que tem que acontecer . Não poderia ser de outro modo , mas eu , biblicamente vos digo : não aceitem isso sem reação ! Revoltem-se ! ser humano é ser contraditório : é remar contra a corrente . È ir para o lado oposto dos tempos e dos costumes . É não aceitar o destino . \o fuzilado grita “ viva a vida “ ao receber no peito a primeira bala ; e o moribundo pensa nos estertores do amor quando seu anjo da guarda , envergonhado vem buscá-lo . Eu não aceito a morte do meu filho e outras coisas que me aconteceram . Estou cheio de fel ? Ledo engano : minha resistência me trouxe energia a compreensão . o não aceitar me fez redescobrir o amor e o detalhe que o Veríssimo não percebeu : a coroa de rainha do Brasil que vocês s colocaram na cabeça da Dilma !
Saravá ! E possa eu saber mais e melhor o significado do suficiente 

2 comentários:

  1. Parabéns ao Antropólogo Roberto Da Matta por mais este brilhante artigo. Seu filho, Rodrigo Da Matta, comandante da Varig, que agora está lá perto de Deus deve estar radiante com mais este brilhante artigo seu. Meus Parabéns Roberto Da Matta.

    ResponderExcluir