Powered By Blogger

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Carta para o Presidenciável José Serra.

Niterói, 25 de agosto de 2010.


Exmo. Presidenciável José Serra.


Eu, Comissário Aposentado Varig, Paulo Resende hoje envio este email solicitando de Vsa. Excia. que possa, em vosso programa eleitoral que agora temos na Televisão, mostrar a todos os males que este Governo do senhor Lula e principalmente Dona Dilma fizeram com a VARIG e com seus trabalhadores.
Pode ser que Vsa. Excia. ache isto irrelevante perante tantos problemas que o Brasil enfrenta desde a chegada ao Poder de Lula e sua turma. Pode parecer para Vsa. Excia. que o drama dos trabalhadores de uma das maiores empresas aéreas que este país já teve e a venda nebulosa desta própria empresa chamada Varig, ocorrida em meados de 2006 ( precisamente no dia 20 de julho de 2006 ), não interessam a grande maioria da população brasileira.
Vsa. Excia. deve ser sabedora que este governo está desde 2006 cometendo um verdadeiro genocídio contra os trabalhadores desta grande empresa chamada Varig. Desde o fatídico dia 12 de abril de 2006 quando a SPC - Secretaria de Previdência Complementar interveio e liquidou os planos I e II da Varig no AERUS ( Fundo de Pensão ) que mais de 360 funcionários da VARIG já faleceram sem verem a situação do AERUS VARIG resolvida.
Até hoje este governo que aí está simplesmente virou as costas para este terrível drama que assola a todos nós desde o dia 12 de abril de 2006.
Governo que agora, através propaganda de sua candidata, diz a todos os brasileiros que fez e continuará a fazer a " Justiça Social ". Justiça Social que me parece somente para petistas, aliados políticicos do presidente Lula e para amigos e parentes do próprio.

Já se passaram mais de 52 meses e os trabalhadores da VARIG e suas respectivas famílias encontram-se em situação difícil para não dizer desesperadora.
Não há dinheiro suficiente para se comprar remédios tão necessário para muitos aposentados e pensionistas da VARIG ( A maioria destes homens e mulheres é na faixa etária de 70 anos ). Não há, Exmo. Presidenciável José Serra, dinheiro para se ter planos de sáude. Muitos já se desfizeram do seu patrimônio conquistado com o seu trabalho durante anos para poderem continuar a viver com o mínimo de dignidade.
Dignidade que nos foi roubada por este governo que aí se encontra e também pela Dona Dilma que em 2006 disse bem claramente que para a solução do caso VARIG não haveria dinheiro público, mas Vsa. Excia. sabe muito bem que houve e há dinheiro público aos montes para financiar obras em países da América Latina aliados de Lula e sua turma. Há dinheiro público para emprestar para a Grécia. Há dinheiro público para Cuba. Há também perdão de dívidas de países pobres pelo governo do senhor Lula.
Vsa. Excia. deve ser sabedora que há um desmonte da Aviação Civil Brasileira perpetrada por este Governo. O que temos hoje é a grande expansão para as empresas estrageiras de aviação que voam para o Brasil. Elas estão se dando muito bem com a saída da VARIG em 2006. Em 2007, numa reportagem do Jornal do Brasil, a mesma dizia em suas páginas que a Air France estava lavando a égua no trecho Rio Paris Rio. Não havia concorrência a altura.
Hoje estão também tentando trazer para o Brasil ( Decisão da ANAC ) e acolher pilotos estrangeiros para virem voar aqui quando se sabe que mais de 800 pilotos brasileiros ( a maioria da antiga VARIG) encontra-se no exterior trabalhando por não terem mais empregos aqui dentro do seu próprio País. Foi a maior exportação de mão de obra qualificada que o Brasil já fez.
Estes pilotos experientes e que voavam na Varig tiveram que sair do Brasil, porque a empresa tinha acabado completamente. Os comissários de bordo da Varig demitidos por telegrama ou por telefone em agosto de 2006 não tiveram esta sorte. Muitos até hoje não conseguiram voltar para o seu ramo de trabalho e muitos dos que conseguiram voltar e voar em outras companhias aéreas existentes no Brasil de hoje possuem salários que não chegam nem aos pés do que eram pagos quando a Varig estava viva.
O que temos hoje são empresas que não respeitam a Regulamentação do Aeronauta. Vide recentemente o caso da GOL que em alguns dias recente levou desconforto para todos os seus passageiros por programar um novo programa de escala e não o fez corretamente. Passageiros tiveram que passar horas e mais horas dentro de aeroportos por esta tão desastrada ação.
O padrão de atendimento no Brasil no que refere as companhias aéreas brasileiras está deixando a desejar. Vemos pela televisão e Vsa. Excia também assiste passageiros entregues a sua própria sorte dentro de aeroportos cheios.
Por isto gostaria que Vsa. Excia. pudesse em seu programa eleitoral levantar o grave problema porque passa a Aviação Civil Brasileira desde que Lula e sua candidata Dilma resolveram entregar a Varig nas mãos do dito " Mercado ". Contar em breves palavras o que Dona Dilma e Lula fizeram na venda da Varig para a Companhia Gol.
Tudo isto ajudado pelo cumprade de Lula senhor Roberto Teixeira. Existe até uma celebre foto da família Constantino, Roberto Teixeira e Lula no Palácio do Planalto se confraternizando com a venda da parte boa da Varig para a Gol nove meses depois da mesma ser vendida para um grupo de laranjas ( Grupo Volo ) e para o tal chinês Lap Chan. A Venda da Varig foi feita em leilão no dia 20 de julho de 2006 para o tal grupo Volo por 24 milhões de dolares e nove meses depois este mesmo grupo revendeu a Varig para a Gol por 320 milhões de dolares. Isto tudo com o apoio do presidente LULA e da chefe da casa civil Dona Dilma.
A senhora ex.diretora da Anac denúnciou esta transação, mas infelizmente esta denúncia não foi a frente. Ela, senhora Denise Abreu, chegou até ir ao Senado prestar declarações sobre esta possível venda da parte boa da VARIG para a GOL e o tráfico de influências principalmente da Casa Civil, mas infelizmente nada depois foi apurado como deveria ter sido.

Para terminar, Exmo. Presidenciável José Serra, há poucos dias atrás foi pedida pelo administrador da parte ruim da antiga VARIG ( rebatizada de Flex ) a falência da mesma. A Varig como Vsa. Excia. também sabe foi a primeira empresa brasileira a entrar na nova Lei de Falência ( Recuperação Judicial ). Isto ocorreu em agosto de 2005. Passado 5 anos depois não houve recuperação nenhuma. A parte ruim da VARIG que ficou com dívidas que ultrapassam 7 bilhões de reais não tinha dinheiro para pagar a mais ninguém e por isto o Administrador solicitou a Justiça do Rio de Janeiro a falência.
A primeira empresa a entrar na Nova Lei de Falência e nada foi recuperado. Um ledo engano esta Lei promulgada no Governo do senhor Lula. Nas mãos do Supremo Tribunal Federal há um processo que já dura há mais de 18 anos ( Defasagem Tarifária ) e a Varig já ganhou em todas as instâncias, mas até hoje este processo continua nas mãos do STF. Se o processo já tivesse sido julgado pelo STF e o mesmo fosse ganho pela VARIG ela teria a receber uma quantia muito elevada. Hoje em dia se fala em mais de 8 bilhões de reais.

Então mais uma vez, solicito de Vsa. Excia. um pronunciamento em vosso programa eleitoral deste crime cometido contra a economia brasileira e contra o povo brasileiro. A Varig mesmo em crise nos idos de 2006 trazia para o Brasil divisas muito grandes principalmente no que concerne ao Transporte de Carga Aérea.
Mas o Governo do senhor Lula e de sua Ministra da Casa Civil Dona Dilma, comandados pelo senhor José Dirceu, resolveram acabar com esta empresa e levar para a rua da miséria todos os seus trabalhadores.
Governo que não respeita trabalhadores brasileiros não merece estar no poder.


Muito obrigado para Vsa. Excia. pela atenção dispensada a minha pessoa.

Aproveito o ensejo para enviar para Vsa. Excia e vossos assessores,

Cordiais Saudações!

Sucesso muito Sucesso em vossa campanha presidencial!

Comissário Aposentado Varig Paulo Resende
José Paulo de Resende.
Itaipu - Niteroi - Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário