Powered By Blogger

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Caso Aerus: Idosos protestam no Aeroporto Salgado Filho - Fonte Zero Hora.

Caso Aerus: idosos protestam no Aeroporto Salgado Filho
Grupo cobra acordo sobre a situação de aposentados e participantes do fundo de previdência privada

Dezenas de idosos participaram na tarde desta terça-feira de uma manifestação em frente ao guichê da antiga Varig no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O grupo protesta contra a demora para definição de um acordo sobre a situação de aposentados e participantes do fundo de previdência privada Aerus (veja abaixo).

Amanhã deve ser julgada a antecipação de tutela que reconhece a responsabilidade do governo de pagar as pensões, explica o diretor do Sindicato dos Aeroviários de Porto Alegre, Gerson Dias de Oliveira.

— Estamos realizando uma mobilização para chamar a atenção sobre o processo de amanhã. Cerca de 300 aposentados já morreram por falta de dinheiro para remédios. A situação é de extrema preocupação — lamenta Oliveira.

Na semana passada, uma reunião realizada entre representantes do governo e trabalhadores da antiga Varig não conseguiu realizar o acordo entre as partes sobre o Aerus. O balanço preliminar apresentado pela Advocacia Geral da União (AGU) mostrou que a dívida da Varig com a União supera em R$ 1,2 bilhão o valor devido pelo governo federal à empresa. Essa diferença, segundo a secretária-geral de Contencioso da AGU, Grace Maria Fernandes Mendonça, inviabilizaria um encontro de contas.

A manifestação de hoje chamou a atenção do estudante de Gestão Pública Daniel Kieling, 27 anos, que ligou para o Pelas Ruas. Se você tem alguma notícia, envie uma sugestão por e-mail ( pelasruas@zerohora.com.br) ou pelo telefone: (51) 9981-9891.

O Aerus

- É um fundo de previdência privada que reúne diversas empresas ligadas ao setor de aviação.

- Criado em 1982, o Aerus tem dois planos destinados a ex-funcionários da Varig.

- Os planos foram liquidados por determinação do governo em 2007, e os beneficiários recebem apenas parte dos recursos, que estão sendo distribuídos aos participantes aposentados mensalmente.


ZEROHORA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário