Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de julho de 2011

A Varig Esquartejada....20 de julho de 2011. 5 anos do Leilão da VARIG.


Niterói, 07 de julho de 2011

A VARIG ESQUARTEJADA
image.png





image.png


Dia 20 de julho de 2011 fará 5 anos que a VARIG foi esquartejada em um Leilão que beneficiou o grupo Volo e seus laranjas mais o senhor Lap Chan. A mesma neste dia foi arrematada ( a parte boa da VARIG ) por 24 milhões de dolares. A mesma valia na época 860 milhões de dolares ( Toda a VARIG ). 9 meses depois de ser vendida em Leilão para o grupo Volo e o senhor Lap Chan a parte boa da VARIG foi vendida para o Grupo Gol por 320 milhões de dolares. Tudo isto com o anuência do Governo do Senhor Lula e também com a anuência da chefe da Casa Civil senhora Dilma Rousseff ( hoje Presidente do Brasil ) e também com o apoio do senhor Juiz Luiz Roberto Ayoub que acabou concordando com tudo. A justiça do Rio de Janeiro participou ativamente deste esquartejamento. 
Ah ia me esquecendo o SNA e sua presidente na época, senhora sindicalista Graziella Baggio, concordaram com tudo que foi feito. A senhora sindicalista tres dias antes do leilão ( Dia 17 de julho de 2006 ) deu o SIM para a venda da VARIG  e não apresentou para a mesa da última reunião de credores VARIG ressalvas que viessem a proteger os Trabalhadores da Ativa e os aposentados e pensionistas do Fundo de Pensão AERUS VARIG.

Os trabalhadores da VARIG que estavam na ativa foram demitidos no início de agosto de 2006 por telegrama. Muitos destes trabalhadores até hoje não conseguiram voltar para o ramo de trabalho da aviação pois muitos  estavam a beira da aposentadoria o que dificulta muito a recolocação no Mercado de Trabalho da Aviação Civil Brasileira. Muitos estão trabalhando em outras atividades que infelizmente não recupera o nível salarial que tinham quando eram trabalhadores da VARIG.

Cmtes e pilotos da VARIG tiveram que procurar outras empresas aéreas para se recolocarem no Mercado de Trabalho. Muitos deles ( aproximadamente na época em torno de 400 Cmtes e Pilotos ) tiveram que sair do País e foram trabalhar no exterior. A experiência e o profissionalismos destes Cmtes. e Pilotos foram muito bem aproveitados por estas empresas aéreas estrangeiras. O Brasil perdeu com a saída da VARIG do mercado de Aviação Civil Brasileira mão de obra especialíssima. Não só o Brasil perdeu como o Povo Brasileiro perdeu também.  O esquartejamento da VARIG é algo de muito sério, mas o Governo do ex.presidente Lula não quis saber se haveria ou não sérios problemas nesta área tão estratégica para qualquer País.
O setor aéreo é área estratégica, mas Lula e seu staff queriam mesmo é entregar a Varig ao dito " Mercado "

Os EUAA, País altamente liberal e que adota políticas liberais, quando do fatídico 11 de setembro de 2001 fez de tudo para proteger as empresasa aéreas americanas. Já aqui o Governo do Torneiro Mecânico Lula da Silva pouco se lixou se a VARIG era importante no Cenário da Aviação Civil Brasileira.
Tanto que com a saída da VARIG o mercado estrangeiro para a Aviação Civil Brasileira nunca mais foi o mesmo. 
A Aviação Civil Brasileira nunca mais foi a mesma. Hoje temos preços mais baratos e os aviões se tornaram " Ônibus Aéreos ". Há mais pessoas voando no Brasil, mas a qualidade dos serviços deixou muito a desejar. Não admito e muitos brasileiros não admitem voar por preços mais em conta e ter que passar algumas horas em aviões que não reclinam as poltronas ou que o serviço de bordo seja barras de cereais com um copo de suco, refrigerantes ou água e há empresas aéreas brasileiras que vendem serviço de bordo em seus aviões ( Um refrigerante de lata é vendido a R$ 5,00 Reais). Os preços baixos das passagens aéreas fez com que a qualidade dos serviços fosse relegada a segundo plano. Muitos irão dizer, ao lerem este texto, que eu sou um saudosista e que os tempos mudaram. Sim os tempos mudaram. Há companhias aéreas que voam dentro do Brasil com  3 comissários em aviões que possuem 4 portas que funcionam como saídas de emergências em caso de acidentes. Onde fica a segurança ( Primordial ) nestes aviões? A Anac concordou com isto. A Segurança, algo de suma importância para a VARIG na época em que ela existia, é e foi relegada a segundo plano hoje.

Os Trabalhadores da VARIG desde este Leilão e também desde o dia 12 de abril de 2006 ( Dia da Intervenção e Liquidação dos Planos I e II no Fundo de Pensão Aerus VARIG ) passam pelas maiores privações. Aposentados e Pensionistas colocados ou melhor jogados na Rua da Miséria com suas respectivas famílias. Ganhando parcos benefícios e tentando sobreviver. 579 trabalhadores já faleceram sem terem de volta a dignidade para viverem uma aposentadoria digna e tranquila. Trabalharam muitos e muitos anos e desde a fundação do Instituto Aerus em 1982 acreditavam que suas aposentadorias privadas proporcionariam uma Aposentadoria Digna, mas o que se viu depois de abril e julho de 2006 foi um verdadeiro pesadêlo. Uma Tragédia Silenciosa existe e nada é feito para mudar o rumo destes milhares de homens e mulheres e suas respectivas famílias. E pior ficaram os demitidos da Varig que perderam sua poupança no Fundo de Pensão AERUS VARIG. O dinheiro colocado neste Fundo de Pensão por eles, através seus contra-cheques, virou pó e hoje se encontram com uma mão a frente e outra atrás sem verem a cor deste dinheiro pago religiosamente e que garantiriam também para eles uma aposentadoria digna.
O que temos hoje é sofrimento, dor, falta de planos de sáude, venda de ativos conquistados durante anos de trabalho para tentar sobreviver.
Nunca Antes neste País se fez tanto Mal para Trabalhadores Brasileiros. E isto tudo com o aval do Governo dos Trabalhadores. Dinheiro para tirar a VARIG da situação difícil em que se encontrava em 2006 não havia, mas há dinheiro suficiente para ajudar banqueiros, bancos, empresários e governos de outros países.
O governo dito dos trabalhadores traiu a classe de Aeronautas e Aeroviários da VARIG. Muitos dos que trabalharam na Varig acreditavam que com a chegada de Lula e seu partido ao Poder muita coisa mudaria em relação aos Trabalhadores Brasileiros e que a Política teria outros rumos no Brasil. O que se viu no entanto foi a continuação das mesmas políticas praticadas no Brasil durante anos e mais anos e agora com mais fisiologismo, mas o toma lá da cá e com muito mais corrupção.
O que o PT, Lula, Dilma e outros pregavam antes de chegarem ao Poder era que o Brasil teria uma nova visão de política. Tudo aquilo que viera antes deles era ruim e prejudicava principalmente o Povo Brasileiro. Mas nada mudou e o que se vê hoje é corrupção, desmandos, incompetência e parte da população vivendo de migalhas ( programas assistencialistas ) que os mantém sob as rédeas do Estado.

20 de Julho de 2011 uma data para não ser lembrada pelos Trabalhadores da VARIG.
Um data para não ser lembrada pelo Povo Brasileiro.
A Aviação Civil Brasileira nunca mais será a mesma.
Lula e sua turma esquartejaram a VARIG com muito gosto e apreço e com isto seus Trabalhadores estão pagando um preço alto e com muito sofrimento.
Fica aqui no final duas perguntas:

O que nós, Trabalhadores da VARIG e a própria VARIG, fizemos de errado para merecer tanto desprezo e descaso?
Onde está a tão propalada Justiça Social pregada por este Governo do PT?




Assinado: Comissário Aposentado Varig Paulo Resende.
José Paulo de Resende.
Itaipu - Niterói - Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário