Powered By Blogger

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Carta do Comissário Varig André Gustavo Milward para o Exmo. Senador Cristovam Buarque. PDT DF


Prezado Sr. Senador Cristovam Buarque
Boa Tarde e Sds

Envio esse e-mail referindo-me ao discurso proferido pelo seu Ilustre colega Sen. Alvaro Dias.
Me refiro Senador, por um FATO, que como aeronauta quase aposentado, não posso dizer que por ainda não ser, deva me excluir dos casos que acompanho, por se tratar de colegas e companheiros no verdadeiro sentido da palavra, de muito anos de serviço prestado a Cruzeiro do Sul, Varig, Vasp e ATA.
O discurso do Sen. Alvaro, não foi dramático em sua narrativa, foi fiel e exato, real em toda sua extenção.
As vidas dos colegas estão literalmente transcorrendo a beira da miséria, com colegas sem condições de mater tratamentos continuados, sem condições de manter alugueis de moradia, manutenção de alimentação mesmo, Sr. Senador Cristovam Buarque, ALIMENTAÇÃO ! Isso traduz que alguns já estão passando FOME ! Mesmo com a ajuda que promovemos, mas insuficientes.

Esses casos refletem uma realidade que é impossível de se ver ou de se aceitar comodamente, como um reflexo de uma situação comercial. O Governo tem sim TOTAL RESPONSABILIDADE sobre todos os dramas que vivem mais de 18.000 funcionários, aposentados e pensionistas do Aerus e Aeros.

Promoveu uma venda ilegal da empresa, pois os direitos trabalhistas não foram resguardados, e foi criada uma Lei ... para dar respaldo a essa venda, coisa que não se admite pois nunca se pode esquecer que são seres humanos os trabalhadores, não números ou máquinas. A tal Lei foi sim criada com esse intuito de, e não para dar continuidade a uma adequação legal de algum ato. Foi feita para livrar o comprador da responsabilidade de arcar com os custos desse negócio.
Mas o caso é que isso passou e a empresa foi revendida num processo que até hoje é investigado e com muitas figuras ditas ilustres envolvidas no caso.

Mas falamos a respeito dos funcionarios que não tiveram suas garantias respeitadas. Seus Salários que eram atrasados, seus FGTS's, suas Férias, suas contribuições aos Fundos de Pensão, e com agravante que esse recolhimento eram dos funcionarios, dinheiro deles ! Não esquecendo que as outras verbas também o eram ! O que isso configura Sr. Senador ?

Inumeras tentativas não lograram sucesso de se fazer valer os direitos dos funcionarios em todas as instancias do Justiciario, onde tramita um Julgamento de um Recurso (RE 571 969), no STF, por inumeras manobras juridicas, inclusive a pedido da AGU na época, por uma pseudo proposta de acordo, que mais de um ano após o pedido inicial de 60 dias, para se iniciarem negociações desse possivel acordo.

Passamos por uma pseudo representtividade sindical, que intencionalmente não propos nenhuma salvaguarda durante a audiência pública que tratava dessa venda inicial da Varig, mesmo tendo sido pedida a reserva a esse ponto. Mas a representante sindical ignorou e deu seu aval Sindical.
Desde o inicio do mandato presidencial que esse problema existe e é TOTALMENTE IGNORADO, pois foi durante o final do primeiro mandato que a coisa começou a tomar forma e se configurou realidade.

O Governo assistiu, ajudou, influenciou pesadamente, e de forma contrária aos interesses dos funcionarios. Interesses esses eram tão somente de se garantir suas verbas recisórias, ou seja, seus mais básicos direitos trabalhistas, garantidos em Lei desde Getúlio Vargas.

E nesse passo, muitos colegas, amigos, companheiros de vôo, morreram na vã esperança de verem resolvido esse problema. Muitos morreram, muitos estão em vias de ... e ai vem a pregunta : QUANTOS MAIS TERÃO QUE MORRER PARA QUE O CASO SEJA VISTO ?

Nunca fomos classe privilegiada com altos salarios, com benesses descabidas, exageradas e sem limites, não Senador ... Somos uma classse que tem um salário inicial básico que mal se aproxima de R$ 1.000,00 (Hum mil Reais), e totaliza no final do mes um liquido de R$3.000,00 se muito.

Hoje tomamos conhecimento de mais e mais mortes de colegas e sentimos que a solução passou por mãos poderosas, que decidiu que essas vidas seriam moeda de troca nas conduções dos ditos negócios. E isso tudo e mais algumas situações escabrosas e crueis, foram e são pontos de referência nesse gigantesco drama, de quem já teve um dia a segurança de seu trabalho, e a ilusão que um dia se aposentaria com um minimo de dignidade.

Dignidade que o Governo, representado por um cidadão que se apresentou a nação, como representante mais direto dos trabalhadores, nos roubou ...

Nossa situação hoje Senador nos mostram uma imagem bastante diferente. Mais real e muito menos verdadeira na sua apresentação inicial, nos tempos do sindicalismo ativo.

Foi com satisfação que assistindo ao pronunciamento do Senador Alvaro Dias, acompanhei o seu aparte. E de que de agora em diante possamos contar com seus pronunciamentos lembrando a nossa penosa e miserável condição, em busca de uma solução.

Sendo o que cabia apresentar no momento

Subscrevo-me cordialmente

André Gustavo Milward
Niteroi - RJ
21 2608 2880
21 9521 1137



AGMILWARD
Blog do Tio Dé
http://dotiode.blogspot.com/
http://unclede.wordpress.com

3 comentários:

  1. Valeu André. Tomare que o Exmo.Senador Cristovam Buarque também entre na briga e lute pelos Trabalhadores da VARIG.
    Excelente Texto André.
    Meus Parabéns.
    Nossa luta Continua!

    ResponderExcluir
  2. Estou distribuindo uma planilha EXCEL com 155 nomes de políticos, com acusações ou crimes a que respondem, por partido, estado, etc.! Já repassei para toda a minha lista de e-mail, e ando com algumas cópias, do meu estado (RJ), que entrego para as pessoas que não têm acesso a internet. Se estiver interessado (a), entre em contato! Pior do que querer fazer e não poder é poder fazer e não querer! Grande abraço! Precisamos mostrar aos tolos, em quem não votar! SE CADA UM DE NÓS ENVIAR ESSA LISTA PARA 10 AMIGOS E TODOS TIVERMOS CONSCIENCIA, EM 6 RODADAS TEREMOS DIVULGADO A 1.000.000 (HUM MILHÃO) DE BRASILEIROS. Por favor, gente vamos espalhar esta relação para o maior número de pessoas que pudermos. Estou fazendo a minha parte... Somos 45 Milhões de Internautas, 15 Milhões em Banda Larga!

    ResponderExcluir
  3. Caro Menezes muito obrigado por postar aqui. Me envie esta lista por favor.
    Meu email ligado a este blog.
    pauloresendefotografo@gmail.com

    Abraços fraternos do Paulo Resende.
    Excelente domingo e uma excelente semana que se inicia.

    ResponderExcluir