Powered By Blogger

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Carta para a Exma. Ministra Carmen Lucia e Exmos. Ministros do Supremo Tribunal Federal

Niterói, 26 de janeiro de 2011.


Exma. Ministra Carmen Lucia e demais Ministros do STF
Supremo Tribunal Federal.


Sei que Vsa. Excia. e demais Ministros encontram-se de férias e que devem retornar ao Supremo no próximo dia 02 de fevereiro de 2011. Mesmo assim, mais uma vez, me dirijo à Vsa. Excia. assim como aos demais Ministros do Supremo Tribunal Federal.
No dia 12 de fevereiro de 2011 fará 4 anos e 10 meses que a situação de todos os funcionários da VARIG ( tanto aposentados, pensionistas do fundo de pensão AERUS VARIG e demitidos ) continua difícil e grave. Desde o dia 12 de abril de 2006 quando houve a intervenção do fundo de pensão AERUS VARIG que todos estes funcionários, incluíndo aí a minha pessoa, passamos por dificuldades financeiras de extrema gravidade.
Vsa. Excia. e os demais Ministros do STF já são sabedores disto.

Desde o dia em que Varig foi vendida a preços módicos em Leilão no dia 20 de julho de 2006 para o grupo Volo e nove meses depois revendida ao Grupo Gol por um preço superfaturado que seus funcionários estão num beco sem saida. Nunca se viu na História deste País tamanho descaso e omissão por parte de um governo com um grupo de trabalhadores brasileiros. Deixaram e entregaram uma das maiores companhias aéreas do Brasil ao dito " Mercado "  quando poderiam ter ajudado a empresa e a seus funcionários a encontrarem uma solução. Sabe-se muito bem que se houvesse, já em 2006 quando a VARIG passava por momentos cruciais desde a sua fundação em 1927, um acerto de contas entre a VARIG e o Governo nada disto poderia ter ocorrido. Este acerto de contas foi tentado por trabalhadores da VARIG sem sucesso.
Na época Exma. Ministra Carmen Lucia e demais Ministros o processo da Defasagem Tarifária devida para a companhia VARIG estava na casa de 4.5 Bilhões de Reais. Hoje este valor está muito, mas muito acima dos valores em 2006.


A foto acima diz muito bem o que o País e seu Povo perderam com a saída brusca da Varig do Cenário da Aviação Civil Brasileira.
Até hoje o caos que se instalou no Setor Aéreo Brasileiro é devido principalmente a falta de tato do Governo do senhor Luiz Inácio Lula da Silva com uma companhia que tantos serviços prestou ao Brasil e a seu povo.

Infelizmente Exma. Ministra Carmen Lucia e demais Ministros hoje estes funcionários ( trabalhadores ) sofrem com esta omissão e descaso proporcionado por um Governo que diz fazer a tão propalada Justiça Social desde que chegou ao Poder em 2003. Justiça Social para inglês ver.
Estão jogados as traças como ser diz no jargão popular.
Eu recentemente escreví para a Exma. Presidente do Brasil, senhora Dilma Rousseff, rogando a ela que nos ajudasse e que ela resolvesse esta difícil e grave situação. Infelizmente passado alguns dias depois recebí uma resposta que passo a transcrever abaixo:
__
Prezado Senhor,

Em resposta a sua mensagem, dirigida à Presidenta Dilma Rousseff, informamos que ela lamenta não poder atender seu pedido por ser o assunto apresentado de competência do Poder Judiciário. Conforme determina a Constituição, o chefe do Executivo não pode intervir nas questões de outro poder. 

Contamos com a sua compreensão.
Cordialmente,
Claudio Soares Rocha
Diretoria de Documentação Histórica
Gabinete Pessoal da Presidenta da República
__

Vsa. Excia. Ministra Carmen Lucia e demais Ministros do STF podem observar que não há por parte do poder executivo do Brasil nenhuma vontade de resolver este difícil e grave problema por que passam todos os funcionários da Varig e seus respectivos familiares. Esta resposta padrão já tinha me sido dada duas vezes pelo ex.presidente Lula há alguns anos atrás. A mesma resposta padrão igualzinha a esta recebida agora por mim.

Pode Vsa. Excia. Ministra Carmen Lucia e demais Ministros do STF observarem que a Exma. Presidente do Brasil diz que o problema é exclusivamente do Poder Judiciário Brasileiro.
Então por este motivo estou novamente escrevendo para Vsa. Excia. e também escrevendo para os Exmos. Ministros que fazem parte atualmente do STF que encarecidamente e novamente resolvam então este grave problema.
Coloquem em julgamento ainda neste primeiro trimestre deste ano de 2011 o Processo da Defasagem Tarifária e que este Processo seja julgado em favor da VARIG e de seus funcionários.
Só assim poderemos ter de volta as nossas vidas e a nossa dignidade Exma. Ministra Carmen Lucia e Exmos. Ministros do STF.

Foto tirada no final de 2009 ( Dezembro de 2009 ) quando estes trabalhadores cantaram um jingle famoso da VARIG em praça pública, em homenagem a mesma e ao povo brasileiro. (  Cinelândia Rio de Janeiro ).
Todos nós Exma. Ministra Carmen Lucia e Exmos. Ministros queremos voltar a sorrir e comemorar as nossas vidas. Merecemos isto. Somos trabalhadores e merecemos o respeito que nos foi negado por um governo que se diz " Governo dos trabalhadores "
Não podemos é ficar nesta situação dificil e grave pelo resto de nossas vidas.
Mais de 400 dos nossos já se foram sem verem esta grave situação resolvida.
Chega de dor e sofrimento Exma. Ministra Carmen Lucia e Exmos. Ministros do STF.

QUEREMOS NOSSAS VIDAS DE VOLTA SOMENTE ISTO.

JULGUEM ESTE PROCESSO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL E NOS DÊ A VITÓRIA NESTE JULGAMENTO.


Aproveito o ensejo para enviar para Vsa. Excia. e para os demais Ministros do STF,


Cordiais Saudações.


Atenciosamente,
Comissário Aposentado Varig Paulo Resende.
José Paulo de Resende
Itaipu - Niterói - Rio de Janeiro.

2 comentários:

  1. Caro Paulo Resende,mais uma vez você sempre participativo, enviando e-mail para os Ministros do Supremo Tribunal Federal.Se todos tivessem há mesma intenção, de sempre está enviando esses e-mail melhor seria para todos nós aposentados e pensionistas,todos nós temos o direito de ter nossa dignidade de volta.Nossa luta já dura cinco anos, ninguém se move advogado que não da noticias,e o derespeito do sindicato dos Aeroviarios,e Aeronautas por nós da exitinta varig e aposentados e pensionistas do Aerus que não se move para tentar achar uma solução para nosso grave problema.tudo isso é muito triste é abusrdo,mais não podemos para de lutar por nossos direitos nem que seja até o ultimo momento,sei que as vezes muitos colegas nossos ficam as vezes sem forças para lutar contra esse Governo do PT mais esse mesmo deixou todos na penuria sem direito a dignidade de uma velhice digna para futuro.Mais eu creio em Deus e sei que há justiça vai está do nosso lado,você caro Paulo Resende sempre é o que mais participa aqui nesse blog,que Deus de proteja e abençoe todos sua famila como muita saúde paz e properidade,e paz na terra aos homens de boa vantade.
    Abraços,
    Luiz Almeida
    Aposentado Aerus/Varig

    ResponderExcluir
  2. Obrigado mais uma vez Luiz. Muito obrigado. Estou fazendo a minha parte caro amigo. Cabe a todos fazerem o mesmo, mas infelizmente parece que estão todos anestesiados.
    Muito obrigado pelos comentários aqui deixados.NOSSA LUTA CONTINUA.
    Abraços fraternos do amigo Paulo Resende.
    Fique na PAZ DE DEUS.

    ResponderExcluir