quarta-feira, 30 de março de 2011
segunda-feira, 28 de março de 2011
Parte do Pronunciamento da Senadora Ana Amélia.
Outro assunto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, me traz a esta tribuna, vindo de um representante do Fundo Aerus/Varig: José Paulo de Resende, de Niterói, do Rio de Janeiro, que encaminhou a mim e ao Senador Alvaro Dias uma correspondência, lembrando, como é do conhecimento de todos, que, no dia 12 de abril deste ano, completará cinco anos que o grave problema Aerus/Varig está sem solução. Diz ele, na correspondência enviada: “Não adiante solicitar aos Exmos. Srs. Ministros do Supremo Tribunal Federal agilização no julgamento do processo da defasagem tarifária devida para a Companhia Varig, porque os Ministros fazem ouvidos de mercador para minhas solicitações e dos demais colegas da Varig, que se encontram nessa tão difícil situação”. É claro que essas palavras agudas se referem ao desespero desses servidores da Varig/Aerus, que contribuíram regularmente para o fundo de pensão
que contribuíram regularmente para o fundo de pensão e estão agora na miséria e com sérias dificuldades. Muitos deles, como diz o José Paulo de Resende, já faleceram antes que o processo esteja concluído. Já são mais de 500 trabalhadores da Varig que faleceram sem ver a solução resolvida nesses quase cinco anos que se completarão no dia 12 de abril deste ano. Ele solicita que eu e o Senador Alvaro Dias, que estamos ao lado dessa causa, façamos o possível – como eu agora estou fazendo neste pronunciamento aqui no Plenário – para mostrar ao Poder Judiciário e sensibilizá-lo da necessidade da tomada de julgamento desse processo, que se arrasta há cinco anos.
A Varig, como todo mundo sabe, já ganhou o processo da defasagem tarifária em todas as instâncias jurídicas por onde esse processo passou. A última, antes de chegar ao Supremo Tribunal Federal, foi o Superior Tribunal de Justiça. No dia 25 de abril de 2007, houve ganho da Varig nessa importante Corte brasileira. Não é possível que, passados quase quatro anos depois dessa vitória no STJ, o STF e seus Ministros não coloquem em julgamento o processo. “Creio” – diz ele – “que o mesmo poderá ser vitorioso também no STF, e isso poderá beneficiar todos os trabalhadores da Varig”.
Eu gostaria até de ressaltar, nesta oportunidade, Sr. Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, que recebi com grande alegria no dia 23 de março, na quarta-feira passada, uma grande notícia do Presidente da OAB do meu Estado, Claudio Lamachia, de que a entidade está-se colocando ao lado dessa questão tão importante para servidores que não são apenas do meu Estado, mas também de todo o Brasil.
Cada vez que eu embarco num vôo da Gol, da própria TAM, egressos da Varig, que contribuíram no fundo de pensão, me perguntam se esta matéria vai ser julgada ou se o Congresso fará alguma coisa para resolver esse problema. Estamos aqui fazendo a nossa parte. O Senador Paulo Paim tem tratado do assunto, já apresentou um projeto, estou apoiando, mas nós estaremos aqui sempre fazendo essa cobrança, que, pelo menos, politicamente, faz uma referência a essa questão tão arguta.
Ele pede encarecidamente que neste caso estejamos aqui neste momento lembrando e pedindo aos Ministros do Supremo Tribunal Federal que tenham uma tenção especialíssima para este caso em homenagem até PA memória daqueles servidores da Varig, funcionários, aeronautas, aeroviários, que já se foram e que fizeram a sua parte, mas que o Governo, através da Secretaria de Previdência Complementar não fizeram através de uma fiscalização rigorosa.
Então, está aqui, Sr. Presidente, registrada a minha palavra e aminha posição de apoio a essa questão tão importante com um pedido, agora de uma Senadora, de uma cidadã, ao Supremo tribunal Federal para que haja atenção e a inclusão na pauta dos julgamentos dessa matéria.
----
Att,
Renan Arais Lopes
Jornalista
DRT 13.591
--
MAIS INFORMAÇÕES
Fones: 61.3303.6086 e 61.9822.8065
Assessoria de ImprensaAnexo II, Ala Sen Afonso Arinos, Gab. 07
Senado Federal - Brasília (DF)Acesse o site da senadora: www.anaamelialemos.com.br
Marcadores:
ana amélia,
parte,
pronunciamento,
senadoras
segunda-feira, 21 de março de 2011
Exma. Ministra Carmen Lucia e Exmos. Ministros do STF - Supremo Tribunal Federal
" Ressurreição de Cristo - fundamento da nossa fé. É a primeira, a mais importante Verdade maior. Com a proclamação da Ressurreição de Jesus Cristo, os Apóstolos iniciavam seus sermões. Assim como com a morte de Cristo na Cruz foi realizada a purificação dos nossos pecados, também com a Sua Ressurreição nos foi dada a vida eterna. É por isso que para as pessoas de fé a Ressurreição de Cristo é a fonte da alegria constante, incessante júbilo, alcançando seu cume na festa da Santa Páscoa Cristã "
Exma. Ministra Carmen Lucia e demais Ministros do Supremo Tribunal Federal.
Breve, muito em breve teremos mais uma Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Isto é, como diz o texto acima, uma fonte de alegria constante e incessante júbilo
Nosso Senhor Jesus Cristo que é crucificado na Sexta-Feira Santa ressuscita no Domingo de Páscoa. Ele renasce entre nós.
Para todos os homens de boa vontade é um momento deveras importante e sublime.
Mas infelizmente Exma. Ministra Carmen Lucia e demais Ministros do STF nós funcionários da Varig gostaríamos de comemorar esta importante data do calendário Cristão mas infelizmente não tivemos ainda a nossa ressurreição. Esta ressurreição, se posso assim dizer, encontra-se em vossas mãos Exma. Ministra Carmen Lucia e nas mãos dos Exmos. Ministros do Supremo Tribunal Federal.
No dia 12 de abril próximo completará 5 anos do grave e dificil problema Aerus Varig.
São precisamente 60 meses ou mais ou menos 1825 dias que nós não vivemos mais dignamente . Melhor dizendo SobrevivemosExma. Ministra e Exmos Ministros do STF.
Por isto mais uma vez peço para Vsa. Excia. e para os demais Exmos. Ministros do STF que coloquem em julgamento o Processo da Defasagem Tarifária devida para a Companhia Varig o mais rápido possível na pauta de Julgamento do Supremo Tribunal Federal.
E que ao ser colocado por Vsas. Excias. em julgamento este Processo seja favorável para a Varig e para seus funcionários.
Queremos também ter nossas vidas de volta. Queremos ser ressuscitados deste pesadelo que se abateu sobre nós desde o dia 12 de abril de 2006.
Queremos ressuscitar como Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitará no Domingo de Páscoa.
Queremos ter uma Páscoa coberta de alegrias e de júbilo!
E queremos também não termos mais que passar por tantas privações que estamos sendo obrigados a passar nestes quase 5 anos.
Julguem o Processo da Defasagem Tarifária. Julguem o mesmo e feito isto que o resultado deste julgamento se faça com a Justiça Plena para todos os funcionários da VARIG. É o que lhe peço encarecidamente Exma. Ministra Carmen Lucia e demais Ministros do STF.
Queremos Ressuscitar deste terrível pesadelo Exma. Ministra Carmen Lucia e demais Ministros do STF!
Desde já obrigado pela vossa atenção e a atenção dos demais Ministros para com a minha pessoa.
Aproveito o ensejo para desejar para Vsa. Excia. e para os Exmos. Ministros do STF
UMA FELIZ PÁSCOA NO AMOR DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO!
Atenciosamente,
Comissário Aposentado Varig Paulo Resende.
José Paulo de Resende
Itaipu - Niterói - Rio de Janeiro
Marcadores:
carmen lucia,
exma.,
exma. ministra,
exmos. ministros,
stf,
supremo tribunal federal
quinta-feira, 17 de março de 2011
Não deixem de comparece caro Variguiano e Variguiana. Manifestação de protesto caso Aerus Varig. 12 de abril de 2011 Cinelândia a partir das 15 horas
Este protesto pelos 5 anos sem solução do problema AERUS VARIG tem que ser bem divulgado e que muitos compareçam. Não adianta ficar em casa atrás de um computador se lamentando ou esperneando. Isto também é importante não resta nenhuma dúvida, mas precisamos ir novamente para as ruas para gritar, espernear e mostramos a todos os brasileiros, principalmente para mostramos ao Povo Carioca o que nós estamos passando. Dor e sofrimento nestes quase 5 anos.
Todos trabalhadores da Varig na Cinelândia Rio de Janeiro no dia 12 de abril de 2011 a partir das 15 horas.
NOSSA LUTA CONTINUA TRABALHADOR DA VARIG.
Todos trabalhadores da Varig na Cinelândia Rio de Janeiro no dia 12 de abril de 2011 a partir das 15 horas.
NOSSA LUTA CONTINUA TRABALHADOR DA VARIG.
Marcadores:
aerus varig,
caso,
comparecer,
manifestação de protesto,
não deixem,
variguiana,
variguianos
Movimento Acordo Já Convida. Manifestação dia 12 de abril de 2011 pelo Aerus Varig
O MOVIMENTO ACORDO JÁ CONVIDA!
DIA 12 DE ABRIL DE 2011. CINELÂNDIA A PARTIR DAS 15 HORAS. MANIFESTAÇÃO DE PROTESTO PELOS 5 ANOS DO PROBLEMA AERUS VARIG
Venha participar caro Variguiano e Variguiana.
Traga sua família e venha participar desta Manifestação na Cinelândia dia 12 de abril de 2011 a partir das 15 horas.
O SINDIPETRO RJ está nos apoiando nesta nossa Manifestação. Petroleiros do Rio de Janeiro ao lado dos Trabalhadores da VARIG.
Já nos conseguiram Um carro de Som
Só falta solicitar a um dos batalhões da Polícia Militar do Centro do Rio uma patrulha para manter a Segurança dos participantes desta Manifestação.
Nossa Manifestação será Pacífica, mas isto não impede que nós, Trabalhadores da Varig, coloquemos nossas vozes contra este absurdo que foi feito contra todos nós.
SÃO 5 ANOS DE DOR E SOFRIMENTO.
APOSENTADO, PENSIONISTAS, DEMITIDOS VARIG E FAMILIARES VENHAM PARTICIPAR DESTA MANIFESTAÇÃO PELOS 5 ANOS DA INTERVENÇÃO DO AERUS E DA LIQUIDAÇÃO DOS PLANOS I E II DA VARIG.
Venha participar. Não fique em casa reclamando.
Temos que sair para as ruas e botar a boca no trombone.
Que outros estados do Brasil onde existem Trabalhadores da VARIG façam o mesmo.
São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Recife e etc.....Façam também suas Manifestações!
MOVIMENTO ACORDO JÁ!
Lutando por todos os Trabalhadores da VARIG.
Marcadores:
12 de abril,
2011,
cinelândia,
manifestação,
movimento,
movimento acordo já,
rio de janeiro
terça-feira, 15 de março de 2011
A * Esperança * esmaecida e somente a dor até o presente momento. Funcionários Varig a deriva nestes quase 5 anos.
Niterói, 15 de março de 2011
A *Esperança * esmaecida e somente a dor até o presente momento. Funcionários Varig a deriva nestes quase 5 anos.
* Esperança é uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal *
Quando se fala a palavra esperança todos, homens e mulheres, sentem a mesma coisa. Ficam mais otimistas e mais confiantes que tudo haverá de dar certo e que haverá esperança por dias melhores. Esta palavra soa como um bálsamo na vida de todos. Ela faz com que homens e mulheres se sintam muito mais confiantes em suas vidas.Uma palavra com resultados positivos.
Mas a casos em que esta esperança se torna esmaecida e sem vicejo. E isto é o que vem acontecendo há quase 5 anos com os funcionários da empresa Varig. Aposentados, pensionistas e demitidos, desta que foi uma das maiores empresas brasileiras da aviação civil, se sentem, a cada dia que passa, mais frustados e vêem a esperança de dias melhores quase como uma utopia.
Os aposentados e pensionistas do Fundo Aerus, passado quase 5 anos estão tendo a quase certeza que o significado da palavra Esperança está aos poucos se diluindo ou melhor esmaecendo.
__Não acredito em mais nada...dizem alguns....Outros se calam e se deixam levar por sentimento de impotência e dor.
Esta palavra esperança está sendo substituida pela palavra dor na vida destas milhares de pessoas.
Dor de ver suas vidas, há quase 5 anos, sem perspectivas de dias melhores. Porque foram privados de seus benefícios completos ( Fundo de pensão Aerus Varig ) e estão recebendo hoje ninharias para se manterem ou melhor para tentarem sobreviver. Pagaram anos e anos por uma aposentadoria privada e hoje não podem desfrutar da mesma.
A saída da Varig do cenário da Aviação Civil Brasileira acarretou muitos danos a todos. Os que foram demitidos em agosto de 2006 da Varig perderam todas as suas economias depositadas durantes anos neste fundo de pensão. Queriam ter uma aposentadoria digna no final de suas vidas mas infelizmente perderam tudo. A Dor substituiu a Esperança por dias melhores. Infelizmente este grande percentual de funcionários perdeu tudo. O calote foi dado a todos eles.
Pagaram e não vão desfrutar do que pagaram.
Os que já estavam aposentados da Varig e os pensionistas do fundo Aerus Varig estão perdendo, a cada dia que passa, seus benefícios que se tornaram pequenos e achatados porque em 12 de abril de 2006 houve a Intervenção e Liquidação dos planos I e II da Varig no Fundo Aerus. Intervenção feita pela antiga SPC ( hoje com outro nome ) que como todos sabem concordou com as inúmeras repactuações de dívidas da Varig com o fundo de pensão AERUS ( 21 ao todo ). Concordou e aceitou estas repactuações, mas não fiscalizou como deveria fiscalizar.
Dor e somente dor é o que sentem agora, não sómente aposentados e pensionistas mais também os milhares de demitidos da Varig. A esperança deu lugar ao sofrimento, ao desencanto e isto, de alguma forma, está levando a todos para um enorme sofrimento e desesperança. Nestes quase 5 anos onde a esperança foi substituída pela dor já tivemos mais de 400 falecimentos de funcionários Varig . Partiram sem verem a esperança de dias melhores voltar em suas vidas. Partiram se verem a dignidade voltar para suas vidas. Estão e se encontram em situação desesperadora. No final da vida destes homens e mulheres os mesmos não podem siquer terem um plano de saúde que garanta a eles um tratamento melhor na hora que adoecem. A grande maioria tem que recorrer ao SUS que como todos sabem deixa muito a desejar.
Este é o pagamento dado a todos estes milhares de homens e mulheres ( trabalhadores brasileiros ) por terem trabalhado anos a fio para construirem um país melhor. Trabalharam levando a bandeira do Brasil e o nome do Brasil mundo afora nas asas da grande Varig e agora recebem este tipo de pagamento. O governo que saiu e o atual não ofereceram esperança a todos estes brasileiros e somente deu a eles dor e privação. A esperança deu, como já disse acima, lugar a dor e ao sofrimento.
O STF até hoje não decidiu o dia e a hora do julgamento de um importante processo ( Defasagem Tarifária ). A Varig , mesmo tendo ganho este processo em outras importantes instâncias jurídicas, não viu até o presente momento a colocação deste processo em julgamento. Julgamento este que, se for favorável para a VARIG, poderá tirar a dor e o sofrimento e repor novamente toda a esperança na vida destes homens e mulheres.
Que a dor e o sofrimento sejam substituidos de vez pela volta da esperança. Que a esperança não se torne mais e mais esmaecida é o que esperam ansiosamente todos os trabalhadores da Varig.
Chega de Dor e Sofrimento nestes quase 5 anos.
Que a Esperança retorne ao seio da família Variguiana é o que todos almejam e querem.
Comissário Aposentado Varig Paulo Resende.
José Paulo de Resende.
Itaipu - Niterói - Rio de Janeiro
Email: paul88482005@gmail.com
segunda-feira, 7 de março de 2011
sábado, 5 de março de 2011
Bloco dos Aposentados: " Não há mais tempo para esperar, Exmo.Senador Paulo Paim! "
sábado, 5 de março de 2011
Bloco dos Aposentados: "Não há mais tempo para esperar, Exmo. Senador Paulo Paim!"
Organizado pela COBAP (Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas) e FAPERJ (Federação das Associações de Aposentados do Rio de Janeiro), o Bloco dos Aposentados saíu na última sexta-feira, dia 03 de março de 2011, tendo como mote uma "homenagem bem humorada ao Senador Paulo Paim (PT/RS)". O ex-Comissário Varig, Paulo Resende, esteve lá e é dele a matéria que se segue.
Algumas fotos:
Fotos de Paulo Resende |
A cobrança:
Exmo. Senador Paulo Paim:
Hoje eu fui ao Bloco para participar e não para lhe homenagear.
Cobrei de Vossa Excelência o problema AERUS/VARIG. E lhe disse pessoalmente que eu era o Paulo Resende. O senhor me conhece. Então, fiz a cobrança dizendo para Vossa Excelência o que a sua amiga Dilma e o Partido dela (vosso também) vem fazendo com milhares de Ex-Trabalhadores da Varig: vêm nos massacrando aos poucos. Vossa Excelência já é sabedor disto há muito tempo.
Como fui convidado pela Faaperj (Yeda Gaspar) e por diretores do Sindipetro - RJ (Roberto Ribeiro e Paulo Roberto) decidi ir ao Bloco hoje. Convidei outros trabalhadores da Varig, mas eles estão de saco cheio (me perdoe o termo) de tantas promessas e só promessas. Vossa Excelência me disse que o vosso projeto agora irá para outra comissão do Senado (Comissão de Economia). Então, Exmo. Senador Paulo Paim, que isto seja feito o mais rápido possível. E espero que o vosso projeto também seja aprovado nesta outra comissão e depois vá para votação no plenário da Câmara. Não há mais tempo para esperar, Exmo. Senador Paulo Paim!
De promessas e promessas e discursos bonitos estamos cheios, fartos!
Espero que Vossa Excelência entenda o meu desabafo. Seu partido e os dois governantes que chegaram à Presidência da República não dão a mínima para nós, ex-trabalhadores da Varig, aposentados e pensionistas Aerus. Somos descartáveis para eles.
Mas nada melhor, Exmo. Senador, do que um dia após o outro e uma noite no meio para atrapalhar. Deus está vendo tudo Exmo. Senador.
Envio-lhe as fotos também do desfile do Bloco dos Aposentados.
Atenciosamente,
Comissário Aposentado VARIG Paulo Resende
Itaipu - Niterói - Rio de Janeiro
Marcadores:
aposentados,
bloco,
esperar,
exmo.,
exmos. senadores,
há mais tempo,
não,
paulo paim
quarta-feira, 2 de março de 2011
Dona Dilma acena com a volta da CPMF.........Postado por mim no Blog do Senador Álvaro Dias.
José Paulo de Resende disse:
Ora ora a dona DILMA já acena com a volta da CPFM ou que seja com outro nome. Que beleza. Na campanha dona DILMA mostrou ser uma pessoa preocupada com o Povo. Lógico que isto tudo é para enganar os incautos que acabaram votando nela e na continuação do PT no poder. Agora ela, muito esperta como sempre, está sinalizando que vai discutir com a sociedade a volta ou não deste maldito imposto. Parece até que dona Dilma e seu partido discutem alguma coisa com a sociedade. Ela diz isto agora e vamos ver se será mesmo como esta senhora presidente diz. Discursos bonitos e recheados de notícias boas, foi o que se viu na campanha dela e do PT. O Brasil estava indo as mil maravilhas. Agora, tão de repente ( dois meses depois que assumiu ) o Brasil pode ter sérios problemas. Mas ela não sabia que estava se gastando demais no governo passado? Lógico que ela sabia muito bem disto. Uma gastança desordenada e tudo isto para eleger a sucessora do senhor LULA ( O do Nunca Antes na História deste País ). Agora é apertar o cinto, fazer os juros aumentarem já não bastasse ser o Brasil campeão de juros alto, diminuir o poder do povão ( 545,00 Reais está bom e ponto final ) e não fazer mais gastos públicos. Parece que este último item não será cumprido. Ou será dona Dilma? Já não bastava 37 ministérios e a senhora já vai criar mais um outro ministério e mais uma secretaria.
Tudo para colocar a cumpanheirada toda e arranjar empregos para eles.
Mas o povão, principalmente o povão que votou nela e no PT, é um mero detalhe.
Agora povão chore…chore bastante. Votaram nela agora aguentem……… O pior disto tudo é que quem vai sofrer mais são aqueles que não votaram nesta senhora e na continuação do partido dela no poder.
Tudo para colocar a cumpanheirada toda e arranjar empregos para eles.
Mas o povão, principalmente o povão que votou nela e no PT, é um mero detalhe.
Agora povão chore…chore bastante. Votaram nela agora aguentem……… O pior disto tudo é que quem vai sofrer mais são aqueles que não votaram nesta senhora e na continuação do partido dela no poder.
Assinar:
Postagens (Atom)